d

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Já viu um vulcão “cuspir” um relâmpago?


O fotógrafo alemão Martin Rietze estava em um sítio  quando o vulcão de Sakurajima, no Sul do Japão, começou a cuspir um relâmpago de lava – “Um fenômeno não muito raro mas sempre belo e intenso”, ressalta Martin.
Martin, que é conhecido por procurar estes fenômenos, esperou durante vários dias em locais remotos de Sakurajima para conseguir estas fotos.
Na verdade, os cientistas não conseguem explicar bem este fenômeno,  mas acreditam que as partículas de cinza expelidas pele erupção reagem, de alguma maneira, com a atmosfera, criando estes focos de luz e intensidade elétrica.
O fotógrafo alemão, de 45 anos, passou parte da sua vida perto de vulcões – da Costa Rica à Itália – à procura deste momento. “Há poucas hipóteses de obter este momento na erupção, porque temos de ser pacientes e esperar vários dias. Neste caso, esperei quatro dias pelo Sakurajima. E saber que pouquíssimas pessoas podem experienciar este momento é um sentimento muito especial”, explicou o fotógrafo.
Provavelmente, o leitor nunca passou por este momento, mas fique com algumas fotografias que o podem elucidar sobre o fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário